Poço de visita é uma câmara que conecta trechos sucessivos de uma rede subterrânea de dutos permitindo realizar inspeção e serviços de manutenção.
Vamos neste post reproduzir um estudo técnico de Francisco José dálmeida Diogo publicado na Revista Pavimentação nº 40.
1.1 • Compartimentos de um poço de visita
1.1.1 – Câmara de trabalho (balão)
A câmara é o elemento principal da estrutura.
Funções: conectar trechos de galeria; receber até quatro condutos de ligação das caixas coletoras1; e permitir que uma pessoa trabalhe em seu interior inspecionando ou realizando serviços de limpeza, desobstrução ou reparo. Para isso, é desejável que o balão tenha uma altura útil de 2,0 m, no mínimo 1,20 m.
Forma da secção: cilíndrica ou prismática reta.
1.1.2 – Câmara de acesso (chaminé, pescoço ou tubo de descida)
Função: permitir o acesso de equipamentos e de uma pessoa, da superfície ao balão.
Ela inicia-se num furo excêntrico feito na laje de cobertura da câmara de trabalho e termina na superfície, com um tampão de ferro fundido O diâmetro mínimo do furo é de 60 cm, para permitir a passagem de um trabalhador, e a altura máxima de 1,0 m, para não agravar as condições de trabalho em espaço confinado.
O acesso de operadores é feito por uma escada tipo marinheiro normalmente fixa às paredes da câmera.
1.1.3 – Poço de queda
Caso algum coletor chegue ao PV, meio metro acima do piso do balão, pode-se prever um poço de queda, para evitar que a água atinja o trabalhador ou cause danos ao poço. No entanto, quando possível, se emprega uma rampa em vez da queda.
Em função da profundidade e do diâmetro da tubulação de jusante do poço de visita são indicadas dimensões mínimas para chaminé e balão (Tab.1).
1.2 • Conformação interna do poço de visita
Deve-se evitar que condutos laterais cheguem, em planta, no mesmo alinhamento, procurando afastá-los a uma distância maior que a soma de seus diâmetros. Quando funcionando a plena seção, não é relevante buscar assemelhar a configuração do fundo do poço aos condutos em conexão, pois pouco influi no desempenho hidráulico ou até pode prejudicar, como ocorre quando os condutos chegam lateralmente. Recomendam-se poucos arredondamentos (almofada), para quando a vazão for pequena. As f iguras a seguir apresentam disposições de defletores que reduzem a perda de carga.
1.3 • Locais onde se instalam poços de visita
1) Nas cabeceiras das redes.
2) Nos pontos de reunião de dutos (encontro de ruas e ao recolher água de caixas coletoras).
3) Em trecho longo, para reduzir a distância de acesso ao alcance da manutenção.
4) Na mudança de: nível; seção; declividade; direção; ou tipo de material. A distância máxima admitida entre PVs é regulamentada em cada município (Tab.2).
Logradouros de pouca inclinação acarretam assoreamento e limpeza frequente das galerias e, com isso, poços de visita mais próximos.
2 • TECNOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DE POÇOS DE VISITA
Os poços de visita de galeria de águas pluviais vêm empregando três tipos de materiais8:
• Alvenaria de bloco de concreto ou de tijolo maciço cerâmico;
• Concreto armado no local; e
• Pré-moldado de concreto.
2.1 – Tampão
Feito em ferro fundido, ele é encomendado em fundições conforme padrão adotado pela concessionária local.
Tenha acesso completo a este trabalho clicando no link abaixo
Poço de visitas_Brava equipamentos
Fonte: https://www.abpv.org.br/ Revista Pavimentação
CONHEÇA A BRAVA EQUIPAMENTOS
Somos especialistas no desenvolvimento e produção de máquinas e equipamentos eficientes e robustos capazes de suportar as demandas que esse trabalho exige. Nossos produtos são frutos da experiência de mais de 30 anos que seus fundadores acumularam no ramo de asfalto.
Nesta trajetória, máquinas e equipamentos foram aperfeiçoados e atualizados com novas tecnologias e exigências da atividade, mas sem perder suas principais características: a simplicidade operacional, a facilidade de manutenção e sua incrível robustez.
Fale conosco: +55 (62) 99147-3087
#bravaequipamentos #industriabrava #forçabrutaparapavimentação #lamaasfaltica #asfalto #micropavimentação #usinadeasfalto #usinademicropavimentação #equipamentosparapavimentação #maquinasparapavimentação #asfaltasestacionamento #asfaltarestrada #asfaltarpatio